A Calibração garante a precisão das nossas medições e, assim, sustenta a confiança no mundo que nos rodeia. Ao solicitar um serviço de calibração, você deve escolher entre calibração acreditada e calibração sem acreditação. Ambas visam fornecer resultados confiáveis, mas oferecem diferentes níveis de garantia.

Na calibração não acreditada, o equipamento utilizado para realizar a calibração é calibrado de acordo com padrões de medição nacionais ou internacionais reconhecidos. Você pode rastrear os resultados de medição da sua ferramenta por meio de uma cadeia ininterrupta e documentada de equipamentos calibrados, até o mais alto padrão internacional.

Pense nisso como uma árvore genealógica dos equipamentos de medição, conectando as medições à fonte final. Você pode solicitar os certificados de calibração dos padrões utilizados na calibração do seu equipamento para verificar a rastreabilidade.

A calibração acreditada leva a rastreabilidade um passo adiante, garantindo o processo de calibração e o equipamento. Isso significa que um organismo de acreditação avaliou de forma independente o prestador de serviços de calibração e o considerou competente para realizar calibrações específicas dentro de um escopo definido.

Ambos os tipos de calibração fornecem um certificado de calibração, mas a calibração acreditada demonstra a adesão do provedor de serviços aos padrões ISO/IEC 17025 e fornece prova adicional da rastreabilidade dos padrões.

A escolha entre calibração acreditada e a calibração sem acreditação depende dos seus requisitos específicos, das regulamentações do setor e da tolerância a riscos. Para muitas aplicações, a calibração não acreditada oferece garantia suficiente. No entanto, setores com padrões de qualidade e requisitos regulatórios rigorosos frequentemente exigem calibração acreditada para maior confiabilidade. Ao determinar se você precisa de calibração acreditada ou não acreditada, pergunte-se:

  1. A calibração acreditada pela ISO/IEC 17025 é obrigatória pelo meu setor ou por auditores externos? Caso contrário, a calibração não acreditada pode atender às suas necessidades.
  2. Qual a importância das minhas medições? Se a precisão das suas medições for crucial para a segurança, a qualidade ou tiver implicações legais, a calibração acreditada é a solução. Você pode optar pela calibração não acreditada se utilizar instrumentos em aplicações menos críticas ou se o impacto potencial de uma leitura imprecisa for baixo.
  3. Meus clientes ou parceiros do setor exigem certificado de calibração de um laboratório acreditado? Em caso afirmativo, escolha a calibração acreditada.
  4. Qual o nível de detalhamento necessário em relação à incerteza de medição? O nível de detalhamento necessário determinará se você escolherá um serviço de calibração acreditado ou não. A avaliação das incertezas de medição está de acordo com os documentos internacionais ILAC P14, EA-4/02, GUM e documentos associados. Na maioria das vezes, as incertezas de calibração acreditadas são maiores do que as de calibração não acreditada.

Todas as calibrações devem ser rastreáveis ​​aos padrões nacionais ou internacionais; a calibração acreditada oferece uma camada adicional de garantia por meio de avaliação independente de terceiros da competência do laboratório e do sistema de gestão de qualidade.

99% da rede internacional de laboratórios internos e externos da Trescal é acreditada para garantir a sua confiança em seus equipamentos e instrumentos. Possuímos mais de 1.100 acreditações, incluindo ISO 17025, ISO 9001, ISO 45001 e ISO 14001, em 28 setores diferentes ao redor do mundo. Também oferecemos serviços não acreditados ​​para que você possa verificar a precisão do seu equipamento de acordo com os padrões internacionais.